domingo, 4 de março de 2018

Resenha


A resenha é um gênero textual muito utilizado nos ambientes educacionais. A resenha é muitas vezes confundida com o resumo, mas tem uma característica própria que a diferencia. É o fato de que a resenha é muito mais do que uma simples síntese do texto, vai além, pois emite também a análise do autor sobre a obra. Algumas das características em relação aos textos científicos muitas vezes são apontadas como comuns a todos esses textos como, por exemplo, objetividade, imparcialidade e impessoalidade. Entretanto, podemos salientar que nem sempre são características suficientes ou desejáveis para a composição de resenhas, no sentido de que, para este gênero textual (e outros) se realizar plenamente, é preciso considerar, o seu modo de circulação, ou seja, a forma como este texto chega aos seus intérpretes ou leitores, bem como seus objetivos, que são de suma importância para o seu desenvolvimento. De acordo com Ronaldo Martins (acesso em 10 de novembro de 2017):

“...a resenha é um tipo de texto em que há, concomitantemente, exigências de forma e de conteúdo:
Exigências de conteúdo: a) Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação dos principais idéias do autor; b) Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo o resenhista; c) Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item b).
Exigência de forma: d) a resenha deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo; e) a resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo); f) A resenha deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.”


A resenha tanto pode analisar o assunto que a obra aborda, sua veracidade, a abordagem do autor sobre o tema, seus argumentos, essa sendo conhecida como resenha descritiva; quanto pode analisar a obra em si, em sua composição, coerência, sendo esse tipo de resenha conhecido como resenha crítica. A resenha crítica é muito utilizada no âmbito acadêmico trazendo comentários do resenhista sobre a obra. A resenha descritiva é mais utilizada em ambientes técnicos, como em instituições educacionais ou artigos científicos, por exemplo. O que a diferencia da resenha crítica “é a natureza do julgamento proferido acerca do texto” (Martins, acesso em 03 de dezmbro de 2017).

É importante dizer também que a resenha crítica utilizada nos ambientes acadêmicos se difere da resenha crítica que circula em outros veículos, por exemplo, em blogs pessoais que analisam filmes. As resenhas que circulam por aí muitas vezes podem ser parciais, distorcidas e influenciadas por agentes externos ou de aspectos que não sejam sobre a qualidade da obra em si, como por exemplo, o fato do resenhista gostar muito do autor ou gostar muito do tema e não analisá-la na forma devidamente embasada e coerente que é necessária no ambiente acadêmico.

Ao escrever uma resenha escolar/acadêmica, você deve levar em consideração que estará escrevendo para seu professor que, se indicou a leitura, deve conhecer a obra. Portanto, ele avaliará não só a sua leitura da obra, através do resumo que faz parte da resenha, mas também sua capacidade de opinar sobre ela (MACHADO; LOUSADA: ABREU TARDELLI, 2004, p. 31).

Como as autoras orientam na citação acima, o professor universitário, conhecendo a obra, irá avaliar a capacidade do aluno como leitor crítico em analisar a obra como um todo de forma coerente e científica como é necessário no ambiente acadêmico.
A prática da produção e apreciação de resenhas, em sua maioria em ambientes acadêmicos, mas também a leitura e composição do gênero textual em determinadas situações como, por exemplo, a composição de resenhas sobre matérias jornalísticas voltadas para a área econômica e financeira de abrangência nacional e mundial (e por vezes, fora dos ambientes acadêmicos) pode propiciar uma interação mais abrangente do espectador ou leitor com os textos originais, muitas vezes obras de grandes autores, e até mesmo de textos jornalísticos. Ficou explícito que este gênero textual está presente nos diversos campos e áreas de conhecimento, e que sua produção exige prática e observação, proporcionando um aperfeiçoamento na forma de entender e construir resenhas.

Referências

MARTINS, Ronaldo. Resenha: o que é e como se faz. Disponível em: http://docplayer.com.br/44349-Resenha-o-que-e-e-como-se-faz.html . Acesso em: 03 de dezembro de 2017.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

Autores:
Alan, Vinicius,  Marcos
1º período do Curso de Letras, UEMG - Unidade Ibirité

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