A resenha é um gênero textual muito utilizado nos
ambientes educacionais. A resenha é muitas vezes confundida com o resumo, mas
tem uma característica própria que a diferencia. É o fato de que a resenha é
muito mais do que uma simples síntese do texto, vai além, pois emite também a
análise do autor sobre a obra. Algumas das características em relação aos textos científicos muitas vezes são apontadas como comuns a
todos esses textos como, por exemplo, objetividade, imparcialidade e
impessoalidade. Entretanto, podemos salientar que nem sempre são características
suficientes ou desejáveis para a composição de resenhas, no sentido de que,
para este gênero textual (e outros) se realizar plenamente, é preciso
considerar, o seu modo de circulação, ou seja, a forma como este texto chega
aos seus intérpretes ou leitores, bem como seus objetivos, que são de suma importância para o seu desenvolvimento. De acordo
com Ronaldo Martins (acesso em 10 de novembro de 2017):
“...a resenha é um tipo de texto em que há,
concomitantemente, exigências de forma e de conteúdo:
Exigências de conteúdo: a) Toda resenha deve conter
uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação dos principais
idéias do autor; b) Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo
menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo o resenhista; c) Toda resenha
deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no
item b).
Exigência de forma: d) a resenha deve ser pequena,
ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo; e) a
resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas
entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e
julgamento, por exemplo); f) A resenha deve sempre indicar a obra que está
sendo resenhada.”
A resenha tanto pode analisar o assunto que a obra aborda,
sua veracidade, a abordagem do autor sobre o tema, seus argumentos, essa sendo
conhecida como resenha descritiva; quanto pode analisar a obra em si, em sua
composição, coerência, sendo esse tipo de resenha conhecido como resenha
crítica. A resenha crítica é muito utilizada no âmbito acadêmico trazendo
comentários do resenhista sobre a obra. A resenha descritiva é mais utilizada
em ambientes técnicos, como em instituições educacionais ou artigos
científicos, por exemplo. O que a diferencia da resenha crítica “é a natureza
do julgamento proferido acerca do texto” (Martins, acesso em 03 de dezmbro de
2017).
É importante dizer também que a resenha crítica utilizada
nos ambientes acadêmicos se difere da resenha crítica que circula em outros
veículos, por exemplo, em blogs pessoais que analisam filmes. As resenhas que
circulam por aí muitas vezes podem ser parciais, distorcidas e influenciadas
por agentes externos ou de aspectos que não sejam sobre a qualidade da obra em
si, como por exemplo, o fato do resenhista gostar muito do autor ou gostar
muito do tema e não analisá-la na forma devidamente embasada e coerente que é necessária no ambiente acadêmico.
Ao escrever uma resenha escolar/acadêmica, você deve
levar em consideração que estará escrevendo para seu professor que, se indicou
a leitura, deve conhecer a obra. Portanto, ele avaliará não só a sua leitura da
obra, através do resumo que faz parte da resenha, mas também sua capacidade de
opinar sobre ela (MACHADO; LOUSADA: ABREU TARDELLI, 2004, p. 31).
Como as autoras orientam na citação acima, o professor
universitário, conhecendo a obra, irá avaliar a capacidade do aluno como leitor
crítico em analisar a obra como um todo de forma coerente e científica como é
necessário no ambiente acadêmico.
A prática da produção e apreciação de resenhas, em sua
maioria em ambientes acadêmicos, mas também a leitura e composição do gênero
textual em determinadas situações como, por exemplo, a composição de resenhas
sobre matérias jornalísticas voltadas para a área econômica e financeira de
abrangência nacional e mundial (e por vezes, fora dos ambientes acadêmicos)
pode propiciar uma interação mais abrangente do espectador ou leitor com os
textos originais, muitas vezes obras de grandes autores, e até mesmo de textos
jornalísticos. Ficou explícito que este gênero textual está presente nos
diversos campos e áreas de conhecimento, e que sua produção exige prática e
observação, proporcionando um aperfeiçoamento na forma de entender e construir
resenhas.
Referências
MARTINS, Ronaldo. Resenha: o que é e como
se faz. Disponível
em: http://docplayer.com.br/44349-Resenha-o-que-e-e-como-se-faz.html . Acesso em: 03 de dezembro de 2017.
MACHADO,
Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial,
2004.
Autores:
Alan, Vinicius, Marcos
1º período do Curso de Letras, UEMG - Unidade Ibirité
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