segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sobre o Blogário

Caros alunos, colegas, participantes, visitantes,

Fonte: Digitalks

A proposta deste espaço é promover a escrita colaborativa numa dinâmica de "mescla":  não é somente um conjunto de definições e nem livre exercício de opiniões individuais, mas uma espécie de entre-lugar. A ideia que nos motivou nessa construção foi a possibilidade de desenvolver uma dinâmica que conjugasse diferentes práticas de escrita, como a produção de verbetes e a escrita em blogs, de modo a aproveitar a potencialidade de cada uma dessas práticas para o desenvolvimento do processo de escrita no âmbito universitário. Acreditamos, com esse percurso, contribuir tanto para a apropriação de saberes próprios da esfera acadêmica quanto para a reflexão sobre a vivência deste aprendizado, além de  incentivar a  significação do ciberespaço como lócus de formação multicultural e acadêmico-profissional.
A primeira vez que implementamos a atividade foi no âmbito da disciplina Leitura e Produção Textual. O intuito então, além da materialização do próprio espaço, era trabalhar com temas de interesse da disciplina. A tarefa dos alunos foi, de modo geral, construir um texto que definisse e, ao mesmo tempo, expusesse um posicionamento sobre a vivência da temática indicada para o seu grupo. Foram realizadas oficinas de escrita colaborativa, além de pesquisas (em fontes indicadas e escolhidas) e o resultado final foi discutido com os grupos. Os textos selecionados para publicação foram alterados minimamente porque a ideia era produzir coletivamente o resultado final. São textos de alunos que estão adentrando a universidade e iniciando a participação em práticas de leitura e escrita desconhecidas para a maior parte deles. As dificuldades percebidas neste processo são grandes e estes desafios com certeza fizeram parte da motivação para criar (e recriar) o nosso Blogário.
Além dos temas próprios da disciplina Leitura e Produção Textual, como Plágio, Resenha, Escrita acadêmica e outros, foram escolhidas temáticas referentes também à dinâmica da vida universitária, à carreira que escolheram ou ao espaço de convivência - temas como Memorial Helena Antipoff, Licenciatura e Biblioteca universitária.
No momento, estamos realizando o percurso pela segunda vez, agora no âmbito da disciplina Fundamentos da Linguística. Acreditamos que o caminho percorrido e a avaliação do processo nos trará aspectos importantes que poderão ser trabalhados no sentido da (re)construção do processo, o qual gostaríamos que fosse sempre dinâmico, flexível, situado.

Desejamos a todos uma boa n@vegação!

Ana Paula Bovo 
Andréa Ribeiro
Alanna Landim

0 comentários:

Postar um comentário